RBCA - BJPS

Instruções para autores

Escopo e política

A publicação da Revista Brasileira de Ciência Avícola é coordenada pelo Comitê Editorial da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA. Todos os dados de pesquisa e conclusões publicados são de total responsabilidade dos autores.

A Revista Brasileira de Ciência Avícola é publicada trimestralmente e considerará para publicação somente material de pesquisa original relevante para o campo da ciência avícola. As áreas temáticas consideradas incluem: Imunologia, Bioquímica e Biologia Celular, Alojamento e Ambiente, Controle de Desperdício, Doenças Avícolas, Nutrição, Melhoramento Genético, Fisiologia e Reprodução, Manejo, Produção de Ovos, Tecnologia de Carne e Produção de Aves Selvagens e Exóticas e Codornas.

O principal objetivo da revista é publicar trabalhos científicos e técnicos completos, bem como revisões de literatura na área da ciência avícola escritos por pesquisadores e especialistas em ciência avícola. Autores que desejam enviar uma revisão, editorial ou revisão técnica devem entrar em contato com o editor da revista.

Todos os manuscritos submetidos são avaliados em revisão por pares cega, de forma totalmente confidencial e imparcial. Os manuscritos devem ser submetidos apenas em inglês.

A submissão de um manuscrito para a Revista Brasileira de Ciência Avícola implica que:

  1. não foi publicado anteriormente;
  2. não foi submetido para publicação em outro lugar;
  3. todos os autores aprovaram a submissão;
  4. todos os autores obtiveram permissão de seu empregador ou instituição para publicá-lo, e
  5. que as permissões relevantes, incluindo aprovação ética, foram obtidas. Trabalhos descrevendo experimentos que demonstrem falta de preocupação com os padrões éticos e de bem-estar atuais não serão considerados para publicação.

O manuscrito e outras correspondências devem ser enviados por e-mail.

A revista utiliza o software Grammarly/Plagiarism para identificar plágio.

O processo de revisão de manuscritos adotado pela revista é revisão por pares cega.

Preparando o manuscrito

Artigo de comprimento total

Deve conter os resultados de pesquisas originais que contribuem de maneira relevante para o desenvolvimento da ciência avícola. Se parte dos resultados foi publicada anteriormente como resumo ou artigo curto em eventos científicos, isso deve ser declarado. Prioridade será dada a manuscritos que apresentem novos conceitos, metodologias ou abordagens experimentais inovadoras. 

O manuscrito deve ter as seguintes seções:

  1. Título
  2. Resumo
  3. Introdução
  4. Material e Métodos
  5. Resultados
  6. Discussão
  7. Referências
  8. Os agradecimentos devem ser incluídos após a Discussão.
  9.  

As seções Resultados e Discussão podem ser apresentadas em conjunto, se preferido. O Resumo deve conter até 250 (duzentas e cinquenta) palavras, seguido pelas palavras-chave em ordem alfabética, limitadas a 5 (cinco) palavras que correspondem a palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo.


Comunicações curtas e relatórios de casos devem ter o mesmo layout que os artigos de comprimento total, incluindo os títulos (Introdução, Resumo, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências). Eles devem ser apresentados em um texto com até 1000 palavras (mais Resumo e Referências) e não devem conter mais do que três tabelas e/ou figuras.


Artigo técnico

Artigos técnicos devem apresentar o desenvolvimento de novas metodologias e/ou técnicas que possam ser aplicadas para melhorar a produção avícola. Estes devem seguir as normas editoriais, incluindo todas as seções do artigo científico.


Editorial convidado e revisão convidada

Tanto o Editorial Convidado quanto a Revisão Convidada serão publicados apenas por convite. A revisão deve seguir as normas do artigo científico, sem os subitens de Material e Métodos, Resultados e Discussão e preservando todos os outros presentes em um manuscrito de comprimento total.


Taxas de publicação

O BJPS não cobra pela submissão do artigo. Cobramos apenas se o artigo for aprovado para publicação. O(s) autor(es) serão cobrados US$ 500,00 (quinhentos dólares) por artigo editado, e o pagamento deve ser feito antes da publicação. As taxas são destinadas a cobrir as despesas de revisão de inglês, verificação de referência e edição da prova final. Nenhuma reimpressão será fornecida aos autores, pois os artigos são mostrados em www.scielo.br/rbca.

Layout dos artigos

Página de capa: Todos os manuscritos devem ter uma página de capa com o título, nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e instituição de origem. Uma nota de rodapé mencionando o endereço completo (o e-mail é essencial) do autor a quem a correspondência deve ser endereçada.

Tabelas: Devem ser numeradas consecutivamente com numerais arábicos no texto. As tabelas devem ter um título descritivo. Todas as informações explicativas devem ser dadas em uma nota de rodapé abaixo da tabela. Todas as abreviaturas devem ser definidas nessa nota de rodapé, mesmo que sejam explicadas no texto. As tabelas devem ser compreensíveis sem recorrer ao texto.

Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos): Devem ser numeradas consecutivamente com numerais arábicos. Todas as figuras devem ser apresentadas em páginas separadas com o título do artigo, nome(s) do(s) autor(es) e indicação da parte do texto onde devem aparecer. Fotografias, figuras e material digitalizado devem ser enviados em alta resolução (mínimo de 600 dpi, formato .tif ou .jpg). As figuras serão publicadas em preto e branco. É necessário um acordo prévio sobre despesas se o autor desejar publicar fotos e/ou figuras coloridas.

Unidades: O Sistema Internacional de Unidades deve ser usado para unidades e abreviaturas.

Referências: Aceitamos a norma de Vancouver adaptada. Elas devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome e iniciais do autor. Quando uma fonte tem mais de um autor, os nomes são separados por vírgulas. Se uma fonte tem mais de três autores, liste os três primeiros seguidos de ‘et al.’ (em itálico). O título completo do periódico deve ser mencionado. Por favor, adicione o link do DOI do artigo no final da referência.

Exemplos:
Artigo de periódico eletrônico com número DOI:
Bakst MR, Gupta K, Akuffo V. Comparative development of the turkey and chicken embryo from cleavage through hypoblast formation. Poultry Science 1997; 76(1):83-90. https://doi.org/10.1093/ps/76.1.83

Rodrigues I, Silva R, Menezes J, et al. High Prevalence of multidrug-resistant nontyphoidal Salmonella recovered from broiler chickens and chicken carcasses in Brazil. Brazilian Journal of Poultry Science 2020;22(1). https://doi.org/10.1590/1806-9061-2019-1206

Livro:
Lawrie RA. Ciência da carne. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora; 2005.

Capítulo em um livro:
Rosa PS. Cama para frangos de corte. In: Macari M, Mendes A.A, Menten JFM, Naas IA. Produção de frangos de corte. 2ª ed. Campinas: FACTA; 2014 p.153-180. ISBN: 9788589327077

Tese/Dissertação Carvalho DA. Caracterização fenotípica e genotípica de galinhas nativas canelas-preta. [dissertação]. Diamantina (MG): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; 2016b [citado em 20 de novembro de 2021]. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1022

Citações no texto: mencione o sobrenome do autor seguido do ano entre parênteses. No caso de dois autores, ambos devem ser mencionados. No caso de mais de dois autores, a citação deve ser dada pelo sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico). Exemplos: Simon (1996) Silva & Silva (1988) Briceno et al. (1987)

Nomes científicos de microrganismos: Devem seguir a recomendação do Manual de Berg.

Prova de Manuscrito: Será enviada ao autor correspondente, que deve ser identificado na página de capa do manuscrito. A prova corrigida deve retornar em até três dias, preferencialmente por fax. O Editor reserva-se o direito de encaminhar o manuscrito para a impressão sem submeter a prova final ao autor. O Editor não se responsabiliza por quaisquer erros mostrados na publicação final.

Separatas: Não há separatas gratuitas. Elas podem ser fornecidas após consulta ao Editor.

Direitos autorais: É uma condição de publicação que os autores emitam direitos autorais de seu artigo para a FACTA. Os autores podem usar o artigo após a publicação sem permissão prévia da FACTA, desde que seja dada a devida referência ao periódico como fonte original de publicação. Os autores são responsáveis por obter permissão para reproduzir no texto material protegido por direitos autorais de outras fontes.

Submissão: o manuscrito deve ser submetido via ScholarOne.

 

Editorial Board

Editor-in-Chief

Irenilza de Alencar Nääs – Paulista University (UNIP), São Paulo – SP, Brazil

Assistant Editors

Ana Angelita Sampaio Baptista
State University of Londrina (UEL), Londrina – PR, Brazil
Maria Fernanda Castro Burbarelli
Federal University of Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS, Brazil
Nilsa Duarte da Silva Lima
Federal University of Roraima (UFRR), Boa Vista – RR, Brazil
Rodrigo Garófallo Garcia – Federal University of Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS, Brazil
Tatiana Carlesso dos Santos
State University of Maringá (UEM), Maringá – PR, Brazil

Executive Secretary

Letícia de Almeida Martins – FACTA

Administrative Assistant

Carla Rizzo Palermo – FACTA

Sections

Biochemistry and Cell Biology
Angelo Berchieri Júnior – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Arthur Gruber – University of São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brazil
Mônica Correa Ledur – Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), Swine and Poultry, Concordia – SC, Brazil
Construction, Environment, and Welfare
Daniella Jorge De Moura – State University of Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brazil
Adele Meluzzi – Universitá di Bologna/Dipartimento di Scienze degli Alimenti, Bologna – Italy
Danilo Florentino Pereira – São Paulo State University (UNESP), Tupã – SP, Brazil
Jorge De Lucas Júnior – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Engenharia Rural, Jaboticabal – SP, Brazil
Saman Abdanan Mehdizadeh
Faculty of Agricultural Engineering – Agricultural Sciences and Natural Resources University of Khuzestan, Iran
José Roberto Sartori – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Medicina Veterinária e Zootecnia, Botucatu – SP, Brazil
Leda Gobbo Freitas Bueno – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Engenharia Agronômica e Zootecnia, Dracena – SP, Brazil
Marcos Martinez Valle – Unidade Federal de Santa Maria/Zootecnia, Santa Maria -RS, Brazil

Wild Birds
Maria Estela Gaglianone Moro – University of São Paulo (USP), Pirassununga – SP, Brazil
José Maurício Barbanti Duarte – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Marcelo Ismar Silva Santana – University of Brasília (UnB), Brasília-DF, Brazil

Production and Management
Elisabeth Gonzales – São Paulo State University (UNESP), Botucatu – SP, Brazil
Nelson Carneiro Baião – Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brazil
Avigdor Cahaner – The Hebrew University of Jerusalem/Robert H. Smith Faculty of Agriculture Food and Environment, Rehovot, Israel
Edgar O. Oviedo – North Carolina State University/Usa Extension Poultry Specialist Broiler Management, Raleigh, North Carolina
Edwin Moran Jr – Auburn University/Department of Poultry Science, Auburn, Alabama
Egladison João De Campos – Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brazil
Paulo Sérgio Rosa – Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), Swine and Poultry, Concordia – SC, Brazil
Ronnie Luiz Dari – Sallus Group, Gerente de Especialidades, Santo Antonio de Posse – SP, Brazil

Immunology, Poultry Diseases, and Control
Angelo Berchieri Junior – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Carlos Tadeu Pippi Salle – Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brazil
Clarice Weis Arns – State University of Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brazil
Edir Nepomuceno Da Silva – State University of Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brazil
Elmiro Rosendo Do Nascimento – Fluminense Federal University (UFF), Niterói – RJ, Brazil
Giane Serafim – Biological Institute of the Secretary of Agriculture of the State of São Paulo, São Paulo – SP, Brazil
Hamilton Luiz De Souza Moraes – Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brazil
Irit Davidson – Kimron Veterinary Institute/ Division of Avian Diseases, Israel
Jane K. A. Cook – MDS Animal Health/Consultant Microbiologist, Londres, Inglaterra
José Di Fábio – J.F Laboratório De Patologia Animal/ Patologia Animal, Campinas – SP, Brazil
Lenita Moura Stefani – Western University of Santa Catarina (UNOESC), Chapecó – SC, Brazil
Luiz Sesti – Ceva Brazil/Serviços Veterinários internacionais na América Latina, Aves de capoeira, Paulínia – SP, Brazil
Nair Massako Katayama Ito – SPAVE Saúde Animal/Produção e Saúde Animal, São Paulo-SP, Brazil
Nelson Rodrigo Da Silva Martins – Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brazil
Vladimir Pinheiro Do Nascimento – Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brazil

Laying Hens and Quail Production
Alice Eiko Murakami – State University of Maringá (UEM, Maringá – PR, Brazil
Alberto Bernardino – TECH/TECH, Campinas – SP, Brazil
Elis Regina De Moraes Garcia – Mato Grosso do Sul State University (UEMS), Aquidauana – MS, Brazil
Edivaldo Antonio Garcia – São Paulo State University (UNESP), Botucatu – SP, Brazil

Nutrition
Antonio Mário Penz Jr – Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brazil
Jose Eduardo Butolo – JEB Agropecuária/ Instituto de Biociências, Mogi-Mirim – SP, Brazil
José Henrique Stringhini – Federal University of Goiás (UFG), Goiânia – GO, Brazil
Otto Mack Junqueira – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Roberto Montanhini Neto – Adisseo/Nutrição de Aves, Malicorne, France
Antonio Gilberto Bertechini – Universidade Federal de Lavras/Nutrição de Monogástricos, Lavras – MG, Brazil
Cláudio Bellaver – Qualyfoco Consultoria Ltda/Consultoria, Concordia – SC, Brazil
Ednardo Rodrigues De Freitas – Federal University of Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brazil
João Batista Luchesi – JBLUCHESI CONSULTORIA & ASSESSORIA LTDA/Consultor, Campinas – SP, Brazil
José Fernando Machado Menten – University of São Paulo (USP), Piracicaba – SP, Brazil
Karina Ferreira Duarte – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Kenneth C. Powell – Oklahoma State University/Oklahoma, Usa
Leandro Hackenhaar – Agroceres Multimix/ Pesquisa e Desenvolvimento, São Paulo -SP, Brazil
Luiz Fernando Teixeira Albino – Federal University of Viçosa (UFV), Viçosa – MG, Brazil
Paulo Tabajara Chaves Costa – Universidade Federal de Santa Maria/Produção animal, Santa Maria – RS, Brazil
Ricardo De Albuquerque – University of São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brazil
Sérgio Luiz De Toledo Barreto – Federal University of Viçosa (UFV), Viçosa – MG, Brazil
Sérgio Luiz Vieira – Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brazil
Wayne L. Bryden – University Of Queensland, Animal Studies Building, Australia

Physiology, Genetics, Reproduction, and Incubation
Tércio Michelan Filho – Aviagen Do Brazil Ltda/Produtos, Campinas – SP, Brazil
Eddy Decuypère – University Of Leuven/Laboratory of Physiology and Immunology of Domestic Animals, Leuven, Belgium
Gilberto Silber Schmidt – Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), Swine and Poultry, Concordia – SC, Brazil
Maria Angelica Miglino – University of São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brazil
Sandra Aidar De Queiroz – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Shlomo Yahav – The Volcani Center/Poultry and Aquaculture, Rehovot, Israel

Technology, Processing and Food Safety
Ariel Antonio Mendes – São Paulo State University (UNESP), Botucatu – SP, Brazil
Carmen Josefina Contreras Castillo – University of São Paulo (USP), Piracicaba – SP, Brazil
Gerson Neudi Scheuermann – Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), Swine and Poultry, Concordia – SC ,Brazil
Hirasilva Borba Alves De Souza – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil
Pedro Alves De Souza – São Paulo State University (UNESP), Jaboticabal – SP, Brazil

Editorial production

English reviewer
Isaura Näas
Álvaro Schwartz Micheletti

Bibliographic reviewer
Marli Saes

Publishing and graphic production
Carmine Mario Santangelo

 

About the journal

Basic Information

The journal Brazilian Journal of Poultry Science is a peer-review journal published with the coordination of the Publishing Committee of the Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA (Foundation of Poultry Science and Technology – FACTA).
Its abbreviated title is Braz. J. Poultry Sci., and it should be used in bibliographies, footnotes, references and bibliographic strips.

Indexing sources

Agricola (USDA – NAL)
Binagri – Agrobase (MAPA)
Biosis Previews (Expanded Index)
CAB Abstracts
DOAJ – Directory Open Access Journals
ISI Web of Science
Latindex
Scopus

Intellectual Property

All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY.

Sponsors

The publication of this journal is financially supported by:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA (Foundation of Poultry Science and Technology – FACTA).