
Simpósio sobre Riscos da Influenza Aviária e Doença de Newcastle no Brasil
Realizado de forma totalmente virtual, o evento contará com grandes nomes da avicultura
No próximo dia 12 de abril a FACTA realizará o Simpósio sobre Riscos da Influenza Aviária e Doença de Newcastle no Brasil. Temas como a definição da epidemiologia de Influenza Aviária e da Doença de Newcastle, restrições ao comércio de produtos, impactos econômicos, métodos de diagnósticos e estrutura laboratorial, monitoria e prevenção são alguns dos destaques que serão apresentados.
Realizado de forma totalmente virtual, os palestrantes confirmados são Helena Lage Ferreira – USP, Marcelo Paniago – CEVA, Bernardo Todeschini – MAPA, Edison L. Durigon – USP, Osório Dalbello – Seara, Paulo Pelissaro – Seara, Nelva Grando – Consultora e Ricardo Santin – ABPA.
O evento ainda contará com debate de encerramento liderado por Ariel Antonio Mendes, Presidente da FACTA, e Paulo César Martins – Laboratórios Biocamp.
Esperamos receber um público composto por profissionais, pesquisadores, especialistas e estudantes que atuam na área envolvendo todo o território brasileiro.
Programação
terça-feira, 12 de abril de 2022
Horário | Programa |
08:30 | Abertura – Ariel Antonio Mendes, Paulo César Martins e Odemilson Donizete Mossero |
08:40 | Epidemiologia de IA e DN |
Helena Lage Ferreira – USP | |
09:23 | Situação da IA e DN no mundo |
Marcelo Paniago, CEVA, Ásia | |
09:56 | Principais restrições ao comércio de produtos de pais, zona ou Compartimento afetados por IA e DN previstos no Código de Animais Terrestres da OIE |
Bernardo Todeschini – MAPA | |
10:26 | 1º Debate – Marcelo Zuanaze e Jorge Amaral |
10:41 | Intervalo |
10:53 | Estrutura para Diagnóstico de Influenza e Doenças de Newcastle no Brasil e o Papel do laboratório de referência da OIE |
André Mendonça LFDA Campinas | |
11:26 | 6 Monitoria em aves migratórias: quando e como fazer |
Edison L. Durigon, USP | |
11:59 | Fatores de risco para IA e DN em aves de fundo de quintal |
Luciano Lagatta – CDA, Campinas, SP | |
12:29 | 2º Debate – Paulo César Martins |
12:44 | Almoço |
13:43 | Impactos econômicos de surtos de Influenza aviária e doença de Newcastle |
Osório Dalbello, Seara | |
14:06 | Programas de prevenção implementados pelas empresas brasileiras |
Paulo Pelissaro, Seara | |
14:29 | Métodos de sacrifício e destinação de aves mortas – visão brasileira |
Nelva Grando, Consultora | |
15:22 | 3º Debate – Paulo Raffi |
15:42 | Intervalo |
15:55 | Programa integrado de vigilância de IA e DN |
Ronaldo Teixeira, MAPA | |
16:58 | Contigencia e gerenciamento de crise |
Ricardo Santin, ABPA | |
17:28 | 4º Debate e Encerramento – Ariel Antonio Mendes e Paulo César Martins |
17:45 | Fim |
*programa sujeito a alteração, sem aviso prévio.
Anais
Clique aqui para baixar – Anais Influenza
Palestrantes
Saiba mais sobre nossos palestrantes
André Mendonça
Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, residência em Zoonoses e Saúde Pública pela mesma FMVZ (2000) e Mestrado em Medicina Veterinária (área de Vigilância Sanitária). Coordenador substituto do LFDA-SP e de ponto focal da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL) para assuntos afetos à biossegurança na rede LFDA/MAPA. Desde 2021 é membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3). Contribui também, desde 2015, como avaliador da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em missões relacionadas a avaliação de redes de laboratórios veterinários (“PVS Sustainable laboratories”).
Bernardo Todeschini
Mestre em Medicina Veterinária Preventiva. Atua como Diretor Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA). Atualmente é presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Medicina Veterinária do RS, atuando também como membro eleito da Comissão de Padrões Sanitários de Animais Terrestres da OIE.
Edison Durigon
Professor titular de virologia e chefe da Microbiologia Departamento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Pesquisador Convidado no Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC em Atlanta GA, EUA e tem vasta experiência de trabalho com o vírus da gripe aviária em ambientes migratórios e selvagens. Está atuando nos seguintes temas: diagnóstico de vírus, vírus emergentes, vírus e epidemiologia molecular. Atualmente seu Laboratório está se dedicando à Inovação e Desenvolvimento de Novas Estratégias de Tratamento e Diagnóstico de Vírus Emergentes de Importância em Saúde Pública com um olhar especial sobre o vírus Influenza e outros vírus.
Helena Lage Ferreira
Graduação em Medicina Veterinária pela Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araçatuba (2003), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Realizou pós-doutorado no Sciensano (antigo Veterinary Agrochemical Research Centre, VAR), Bélgica (2007-2008). Atualmente é Professora Associada (MS-5) da FZEA/USP. Realiza pesquisas relacionadas à epidemiologia, ferramentas de diagnóstico, proteção e imunidade induzida por vacinas para o controle de doenças infecciosas no contexto “One Health”.
Luciano Lagatta
Médico Veterinário na Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Possui mestrado pelo Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) e doutorado pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), ambos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). É membro do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (COESA-SP), da Comissão Técnica de Avicultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, do Grupo Técnico de Trabalho em Avicultura da CDA e pertence ao corpo técnico da Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA).
Marcelo Tafuri Paniago
Médico- veterinário graduado na Universidade Federal de Viçosa em 1986 e atua no setor avícola há 35 anos. Após a obtenção do grau de Mestre em Medicina Veterinária Preventiva, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais como professor substituto de Doenças de Aves. Em 1993, ingressou na Agroceres-Ross (hoje Aviagen do Brasil) onde trabalhou por 10 anos. Em 2003, obteve o MBA em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e pela Universidade do Ohio (EUA). Em janeiro de 2004, mudou para a Ásia para juntar à Ceva Animal Health Asia Pacific como Gerente Técnico Regional e, durante 8 anos e meio, teve a oportunidade de trabalhar com Influenza Aviária e Doença de Newcastlle em vários países afetados pela doença. Em julho de 2012, foi nomeado Global Director of Veterinary Services – Poultry na Ceva Santé Animale, França. Em 2017, voltou à Ásia para coordenar o grupo de Serviços Veterinários do continente.
Nelva Grando
Médica Veterinária, com atuação na área de avicultura e qualidade. Experiencia na área de saúde animal, biosseguridade, gestão de pessoas e de projetos. Programas de Prevenção e Controle de Salmonela na avicultura, em toda a cadeia, desde reprodutoras de frango e perus, frango e perus de corte e em fabricas de ração.Responsável pela estruturação e implantação dos planos estratégicos para prevenção de Influenza Aviaria e Doença de Newcastle. Responsável por elaborar e implantar os Programas de Boas Práticas de Produção em Granjas (BPP) e Boas Práticas de Fabricação nas Fábrica de rações. Atualmente consultora na empresa Nelva Grando Consultoria e Cursos.
Osório Dal Bello
Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Santa Maria com especialização Administração de Empresas. Trabalho há mais de 40 anos nas cadeias de produção de aves e suínos e atualmente trabalho na JBS SA, onde ocupo o cargo de Diretor Executivo de Excelência Industrial.
Paulo Roberto Pelissaro
Graduado em Medicina Veterinária na UDESC – Centro de Ciências Agroveterinárias, Lages – SC. Atualmente está Seara Alimentos atuando de maneira corporativa na companhia nos temas de saúde animal, regulatório, bem-estar animal, requisitos de clientes e mercados, uso de antibióticos resistência a antimicrobianos e resíduos, contingência sanitária, cadeia produtiva de perus, avós de aves, controle de salmonela na cadeia produtiva, entre outros.
Ricardo Santin
Atualmente presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF e ABEF), desde abril de 2008 até abril/2014. É Vice-presidente do International Poultry Council – IPC. Anteriormente à Diretoria na UBABEF e da ABEF, foi assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE – 2007/ 2008), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES – 2000 /2007), da Assembleia Legislativa RS (1999/ 2000), do Ministério da Agricultura (1997/1998) e da Conab, onde foi Chefe de Gabinete e Ombudsman (1994/1997). Antes destas posições de assessoria, atuou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP. É advogado, especialista em Processo Civil, Mestre em Ciências Políticas. Membro do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, e do Conselho de Integração Internacional da CNI, no MAPA é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e presidente da Câmara de Aves e Suínos, é, também, membro dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do IPA/FPA e Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ovos Brasil (IOB) e Membro do Conselho Curador da FACTA.
Ronaldo Teixeira
É Auditor Fiscal Federal Agropecuário, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – MG e especialista em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras-MG.
Trabalhou mais de 15 anos no setor privado e, desde 2007, trabalha no Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. No MAPA exerceu atividades no Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, na coordenação de Informação e Epidemiologia e, desde 2014, está como coordenador geral da área de Planejamento e Avaliação Zoossanitária.
Patrocinadores

