Sobre
Sobre a FACTA
FACTA – Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícola
Organização civil sem fins lucrativos, a FACTA foi fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.
Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.
Em 2014, ao comemorar seu Jubileu de Prata, a FACTA computou, entre outras, as seguintes realizações:
– Congresso Mundial de Avicultura (Salvador, Bahia, 2012), no qual reuniu cerca de 2.500 participantes representando 50 países;
– Conferências anuais de Ciência e Tecnologia Avícolas, nas quais já congregou mais de 23 mil participantes;
– Três seminários internacionais, 16 cursos de atualização, 17 simpósios sobre sanidade, nutrição, manejo , ambiência, bem-estar e outras especialidades da avicultura, além de 5 workshops (3 deles dedicados à prevenção da Influenza Aviária) com mais de 7 mil participantes;
– Criação da Biblioteca FACTA, cujo acervo é composto por obras inéditas sobre incubação, criação de matrizes, produção de frangos, doenças das aves, etc., algumas delas com repercussão internacional. O livro “Manejo da Incubação”, por exemplo, ganhou em 2013 sua terceira edição, totalmente atualizada, e, no ano seguinte, uma edição em espanhol, iniciativa desenvolvida em conjunto com a Associação Espanhola de Ciência Avícola – AECA/WPSA);
– Edição trimestral, em inglês, da BJPS – Brazilian Journal of Poultry Science, publicação científica de penetração internacional (uma das cinco mais reconhecidas do mundo em sua área) dedicada à divulgação de estudos técnicos e científicos de todos os segmentos da produção avícola.
Em decorrência das atividades desenvolvidas, a FACTA caracterizou-se como a principal instituição de referência brasileira na divulgação de conhecimentos na área de ciência e tecnologia avícolas. Representa no Brasil a WPSA – World’s Poultry Science Association.
WPSA
WPSA – World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola) e a WPSA-Brasil
Origem da WPSA
A WPSA é instituição de abrangência mundial nascida no início do século 20 e sua origem se confunde com a criação da International Association of Poultry Instructors (Associação Internacional de Instrutores Avícolas) em 18 de julho de 1912. Embora o maior ímpeto para a formação de tal organização tenha se originado no Reino Unido e nos Estados Unidos, os 19 participantes do primeiro encontro representaram 14 nações: Austrália, Bélgica, Canadá, República do Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Holanda, Noruega, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Neste evento, Edward Brown (Reino Unido) foi nomeado presidente e Raymond Pearl (Estados Unidos), secretário executivo. Em 1928, a organização passou a denominar-se WPSA — World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola), sendo hoje entidade que congrega mais de 7 mil associados ao redor do mundo.
Objetivos
A WPSA é uma organização concentrada no avanço do conhecimento e entendimento de todos os aspectos da ciência e indústria avícolas. Seu principal papel é encorajar e facilitar o intercâmbio de informações técnicas e experiências científicas entre cientistas, educadores e demais profissionais de todas as áreas da avicultura mundial.
Em seus mais de 100 anos de vida, a WPSA tem sido responsável por promover o desenvolvimento de inúmeras mudanças na ciência, educação e produção avícolas ocorridas ao longo do século 20 e início do século 21.
World’s Poultry Science Journal (Revista Mundial de Ciência Avícola)
Em 1928, para melhor alcançar um de seus objetivos principais, a mais ampla disseminação dos conhecimentos técnico-científicos, a WPSA iniciou a publicação de sua própria revista científica. Chamada inicialmente de International Review of Poultry Science (Revisão Internacional da Ciência Avícola), foi editada bianualmente a partir de Rotterdam (Holanda) até 1940, acumulando 13 volumes.
Em 1945 a publicação foi retomada, desta vez em com frequência trimestral e adotando sua atual denominação: World’s Poultry Science Journal. Ela publica revisões técnico-científicas em todas as áreas da ciência avícola.
Surgimento das seções internacionais da WPSA e da Seção Brasileira
Por sugestão do Dr. W.P. Blount, em 1946 (World’s Poultry Science Journal 2:113) criou-se, no Reino Unido, a primeira seção (branch) internacional da WPSA, vindo a seguir a seção norte-americana. Esse pioneirismo é explicado pelo fato de, naquela época, Reino Unido e EUA concentrarem os dois principais grupos de membros da WPSA. Em pouco tempo, muitos outros países acompanharam aquela iniciativa, implantando suas seções nacionais. Hoje existem, espalhadas pelo mundo, mais de 70 “branches” nacionais da WPSA.
A Seção Brasileira da WPSA tem duas fases de vida distintas. Foi criada, inicialmente, na década de 1970, objetivando a realização, no Brasil, do Congresso Mundial de Avicultura (Rio de Janeiro, 1978), por iniciativa do jornalista Lauriston Von Schmidt, que também se tornou presidente mundial da entidade (gestão 1978/1984).
Com a morte de Schmidt no final dos anos 1980, a Seção Brasileira da WPSA acabou se extinguindo naturalmente, mas sem que se extinguisse o contato dos técnicos brasileiros com a entidade mundial. Assim, poucos anos depois, juntamente com a criação da FACTA, ressurgiu a perspectiva de revitalização do organismo no Brasil.
Essa possibilidade tomou forma definitiva em 24 de maio de 1994, data em que o Conselho Curador da FACTA aprovou a constituição, como órgão da Fundação, da Seção Brasileira da World’s Poultry Science Association. Menos de um mês depois, em correspondência dirigida ao Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (primeiro Presidente do novo órgão), o Dr. Ir. P.C.M.Simons, então presidindo a WPSA, oficializava a representação brasileira da entidade mundial observando que “dado FACTA e WPSA compartilharem dos mesmos objetivos, considero ótimo que a própria FACTA se torne a Seção Brasileira da WPSA”.
Foi a partir dessa oficialização que a FACTA, como Seção Brasileira da WPSA, passou a defender a realização, no Brasil, de um Congresso Mundial de Avicultura, promovido quadrienalmente pela entidade mundial. Pois, afinal, àquela altura a avicultura brasileira já se encontrava entre as primeiras do mundo, dispondo de um cabedal técnico-científico digno do reconhecimento internacional.
Essa possibilidade, entretanto, só se consolidaria dez anos após a criação da Seção Brasileira da WPSA. Foi quando, no Congresso Mundial de Avicultura realizado em Istambul, na Turquia, a FACTA venceu diversos pleiteantes a sede do Mundial, conquistando o direito de realizá-lo em 2012. Inteiramente organizado pela FACTA, esse evento teve como palco a cidade de Salvador, Bahia, e sua realização marcou os 100 anos de fundação da WPSA.
Contando com cerca de uma centena e meia de afiliados, a WPSA-Brasil é presidida atualmente pelo Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (que também preside, mundialmente, a WPSA) e tem como Secretária a Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs.
Conselho Curador
Ivan Pupo Lauandos (Presidente) – Aviagen América Latina
José Paulo Meirelles Körs – Davicol
Antonio Mario Penz Junior – Cargill Agrícola
Flavio Henrique Araújo Silva – Cobb-Vantress
Everton Luis Krabbe – Embrapa Suínos e Aves
Edir Nepomuceno da Silva – Cinergis
Érico Antonio Pozzer – Associação Paulista de Avicultura
Irenilza de Alencar Nääs – Unip
Ricardo Santin – Associação Brasileira de Proteína Animal
Rodrigo Torres – Consultor
José Antonio Ribas Junior – JBS Seara
Jairo Arenázio – Plumagen
Ariovalo Zani – Sindarações
Diretoria Executiva
Diretor Presidente: Ariel Antonio Mendes, FMVZ/Unesp
Diretor Executivo: Anselmo Micheletti, Aviagen
Diretor Administrativo-Financeiro: Silvio Hungaro, Consultor
Diretor de Cursos e Publicações: Ibiara Correia Almeida Paz, FMVZ/Unesp
Diretor de Marketing: Marcelo Fagnani Zuanaze, Vaxxinova
Diretor de Eventos: Rodrigo Garófallo Garcia, UFGD
Diretora de Projetos Especiais: Eva Hunka, Phibro
Corpo Técnico
Membros Convidados
Alberto Back
Alberto Bernardino
Alberto Inoue
Alessandro Campos
André Viana
Angélica Signor Mendes
Anselmo Micheletti
Antonio Geraldo Silva
Antonio Guerreiro
Antonio Guilherme M de Castro
Antonio J. Piantino Ferreira
Artur Schlick
Caio César dos Ouros
Douglas Emygdio de Faria
Edir Nepomuceno da Silva
Eduardo Villas Boas Leffer
Eva Hunka
Fabio Tavares Zancan
Fernando Guilherme Perazzo Costa
Gabriel Jorge Neto
Gerson Neudi Scheuermann
Godofredo Miltenburg
Heytor Garcia Borges
Ibiara Almeida Paz
Irenilza de Alencar Nääs
Ivan Mota Lee
Jônatas Wolf
José Fernando M Menten
Membros Convidados
Josiane Griebeler
Josiane Schuvank Maculan Salvo
Josiane Tavares de Abreu
Leikka Iwamura
Leonardo Vega
Liris Kindlein
Luciano Lagatta
Luiz Felipe Caron
Marcelo Fagnani Zuanaze
Marcos Macari
Maria Aparecida Melo Iuspa
Matheus Ramalho de Lima
Neyre Shiroma
Paulo César Martins
Paulo Lourenço da Silva
Paulo Roberto Raffi
Rafael Belintani
Raphael Lucio Andreatti Filho
Roberto Mülbert
Rodrigo Garófallo Garcia
Rosecler Alves Pereira
Sandra Bonaspetti
Tatiana Carlesso dos Santos
Vanessa Haeck
Vanessa Michalsky Barbosa
Vinicius Duarte
Walbens Siqueira Benevides
Membros representantes dos Mantenedores
Alexandre Barbosa de Brito (AbVista)
Alberto Inoue (CHR-Hansen)
André Luiz Della Volpe (MSD)
André Viana (Polinutri)
Anselmo Micheletti (Aviagen)
Antonio Geraldo da Silva (Petersime)
Bruna Cereda de Oliveira (Hipra)
Cassiano Bevilaqua (Cobb)
Claudio Machado (Vencomatic)
Eduardo Muniz (Zoetis)
Gustavo Schaefer (Vaxxinova)
Humberto Bussada (Inata)
Juliana Vieira Marques de Souza Pereira Batista (Nutron)
Lenise Souza (Pas Reform)
Luiz Eduardo Conte (Suiaves)
Nei Arruda (Evonik)
Patricia Rocha (Phibro)
Sebatião Aparecido Borges (Vaccinar)
Ulisses R. Toccheton de Moraes (ADM)
Viviane Rizello (Ilender)
Wanderley Quinteiro-Filho (Adisseo)