MANTENEDORES

PRÊMIO LAMAS

Iniciativa pioneira da FACTA para estimular a pesquisa avícola: PRÊMIO LAMAS

Instituído originalmente como Prêmio APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas no final dos anos 1980, ganhou a denominação de Prêmio Prof. Dr. José Maria Lamas da Silva em 1993, como homenagem da FACTA ao mais respeitado técnico da avicultura brasileira, mestre da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e formador de centenas de técnicos hoje militantes na avicultura brasileira, prematuramente desaparecido naquele ano.

O Prêmio Lamas objetiva – bem mais que a premiação, propriamente dita – a divulgação à avicultura dos resultados do intenso trabalho de pesquisa e de experimentação desenvolvido em Universidades e Centros de Pesquisa de todo o País com o fim de responder a questões (levantadas pelo próprio setor produtivo) nas diversas áreas especializadas na produção e processamento de produtos avícolas.

É interessante notar que, em suas primeiras versões, o atual Prêmio Lamas teve inscritos não mais que meia dúzia de trabalhos, número que veio crescendo no decorrer do tempo e acabou por transformar a Conferência FACTA no principal meio de divulgação da pesquisa avícola desenvolvida no País.

O melhor, porém, é que esse empreendimento pioneiro “fez escola”. A ponto de grande parte dos eventos pró-avicultura realizados atualmente no Brasil também inscreverem e premiarem trabalhos de pesquisa avícola. Foi mais uma iniciativa FACTA que vem rendendo bons e crescentes frutos.

Em suas primeiras versões, o Prêmio Lamas foi concedido a apenas um único trabalho de pesquisa. Mas, com a multiplicação dos trabalhos inscritos, observou-se serem múltiplas as áreas objeto da pesquisa avícola, todas fundamentais na consecução da melhor produção de frangos e ovos. Tal constatação levou ao desdobramento do Prêmio. Atualmente, a láurea é atribuída aos melhores trabalhos apresentados em quatro áreas distintas: Sanidade, Nutrição, Produção e Outras Áreas.