MANTENEDORES
WPSA – World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola) e a WPSA-Brasil
Origem da WPSA
A WPSA é instituição de abrangência mundial nascida no início do século 20 e sua origem se confunde com a criação da International Association of Poultry Instructors (Associação Internacional de Instrutores Avícolas) em 18 de julho de 1912. Embora o maior ímpeto para a formação de tal organização tenha se originado no Reino Unido e nos Estados Unidos, os 19 participantes do primeiro encontro representaram 14 nações: Austrália, Bélgica, Canadá, República do Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Holanda, Noruega, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Neste evento, Edward Brown (Reino Unido) foi nomeado presidente e Raymond Pearl (Estados Unidos), secretário executivo. Em 1928, a organização passou a denominar-se WPSA — World’s Poultry Science Association (Associação Mundial de Ciência Avícola), sendo hoje entidade que congrega mais de 7 mil associados ao redor do mundo.
Objetivos
A WPSA é uma organização concentrada no avanço do conhecimento e entendimento de todos os aspectos da ciência e indústria avícolas. Seu principal papel é encorajar e facilitar o intercâmbio de informações técnicas e experiências científicas entre cientistas, educadores e demais profissionais de todas as áreas da avicultura mundial.
Em seus mais de 100 anos de vida, a WPSA tem sido responsável por promover o desenvolvimento de inúmeras mudanças na ciência, educação e produção avícolas ocorridas ao longo do século 20 e início do século 21.
World’s Poultry Science Journal (Revista Mundial de Ciência Avícola)
Em 1928, para melhor alcançar um de seus objetivos principais, a mais ampla disseminação dos conhecimentos técnico-científicos, a WPSA iniciou a publicação de sua própria revista científica. Chamada inicialmente de International Review of Poultry Science (Revisão Internacional da Ciência Avícola), foi editada bianualmente a partir de Rotterdam (Holanda) até 1940, acumulando 13 volumes.
Em 1945 a publicação foi retomada, desta vez em com frequência trimestral e adotando sua atual denominação: World’s Poultry Science Journal. Ela publica revisões técnico-científicas em todas as áreas da ciência avícola.
Surgimento das seções internacionais da WPSA e da Seção Brasileira
Por sugestão do Dr. W.P. Blount, em 1946 (World’s Poultry Science Journal 2:113) criou-se, no Reino Unido, a primeira seção (branch) internacional da WPSA, vindo a seguir a seção norte-americana. Esse pioneirismo é explicado pelo fato de, naquela época, Reino Unido e EUA concentrarem os dois principais grupos de membros da WPSA. Em pouco tempo, muitos outros países acompanharam aquela iniciativa, implantando suas seções nacionais. Hoje existem, espalhadas pelo mundo, mais de 70 “branches” nacionais da WPSA.
A Seção Brasileira da WPSA tem duas fases de vida distintas. Foi criada, inicialmente, na década de 1970, objetivando a realização, no Brasil, do Congresso Mundial de Avicultura (Rio de Janeiro, 1978), por iniciativa do jornalista Lauriston Von Schmidt, que também se tornou presidente mundial da entidade (gestão 1978/1984).
Com a morte de Schmidt no final dos anos 1980, a Seção Brasileira da WPSA acabou se extinguindo naturalmente, mas sem que se extinguisse o contato dos técnicos brasileiros com a entidade mundial. Assim, poucos anos depois, juntamente com a criação da FACTA, ressurgiu a perspectiva de revitalização do organismo no Brasil.
Essa possibilidade tomou forma definitiva em 24 de maio de 1994, data em que o Conselho Curador da FACTA aprovou a constituição, como órgão da Fundação, da Seção Brasileira da World’s Poultry Science Association. Menos de um mês depois, em correspondência dirigida ao Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (primeiro Presidente do novo órgão), o Dr. Ir. P.C.M.Simons, então presidindo a WPSA, oficializava a representação brasileira da entidade mundial observando que “dado FACTA e WPSA compartilharem dos mesmos objetivos, considero ótimo que a própria FACTA se torne a Seção Brasileira da WPSA”.
Foi a partir dessa oficialização que a FACTA, como Seção Brasileira da WPSA, passou a defender a realização, no Brasil, de um Congresso Mundial de Avicultura, promovido quadrienalmente pela entidade mundial. Pois, afinal, àquela altura a avicultura brasileira já se encontrava entre as primeiras do mundo, dispondo de um cabedal técnico-científico digno do reconhecimento internacional.
Essa possibilidade, entretanto, só se consolidaria dez anos após a criação da Seção Brasileira da WPSA. Foi quando, no Congresso Mundial de Avicultura realizado em Istambul, na Turquia, a FACTA venceu diversos pleiteantes a sede do Mundial, conquistando o direito de realizá-lo em 2012. Inteiramente organizado pela FACTA, esse evento teve como palco a cidade de Salvador, Bahia, e sua realização marcou os 100 anos de fundação da WPSA.
Contando com cerca de uma centena e meia de afiliados, a WPSA-Brasil é presidida atualmente pelo Prof. Dr. Edir Nepomuceno da Silva (que também preside, mundialmente, a WPSA) e tem como Secretária a Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs.
WPSA – 2020 Cliff D. Carpenter International Essay Competition